A estabilização química de solos demanda mão de obra qualificada e conhecimento dos insumos utilizados no trabalho. Isso garante alta produtividade em todo o processo. Acompanhe as etapas da obra:
Escarificação e destrorroamento
- Remoção da camada superficial do solo e vegetação, e extração de raízes conforme necessário.
- Escarificação do material in situ até a profundidade exigida, assegurando que a estrada, quando pronta, seja elevada acima do nível natural do solo.
- Corte de sulcos de drenagem adjacentes ao acostamento nas posições desejadas. O material destes sulcos, se adequados, é usado para aumentar o material in situ escarificado a fim de atender a espessura requerida (normalmente de 15cm a 30cm).
- Determinação da quantidade de água necessária para trazer o material do campo até a Umidade Ótima + 1% (previamente calculada em laboratório).
Aplicação
- Aplicação da quantidade de Roadbond determinada pelo laboratório para o tanque do caminhão pipa já cheio de água.
- Pulverização da solução ‘água + Roadbond’ na camada de material que agora consiste do material escarificado in situ, o material removido dos sulcos de drenagem laterais, material importado ou combinação destes.
- A aplicação da solução é feita continuamente, o objetivo é obter um conteúdo com umidade uniforme em todo o material. Todas as pedras e outros materiais sólidos maiores que o tamanho nominal especificado (normalmente 100 mas preferencialmente 50 a 75mm) deve ser removido da camada superficial.
- Quando toda a solução ‘água + Roadbond’ for aplicada, o solo deve estar ligeiramente acima da Umidade Ótima. O solo deve ser misturado até se tornar homogêneo.
Compactação
- A compactação deve iniciar na Umidade Ótima ou ligeiramente acima, usando o equipamento convencional de compactação. Água pode ser acrescentada periodicamente para suplementar qualquer perda por evaporação. A compactação deve ser realizada até que se obtenha a densidade especificada, conformando adequadamente as beiradas e devidas inclinações.
- Após a compactação, a superfície da estrada pode ser ligeiramente removida com uma motoniveladora. O pavimento deve ser pulverizado com água e um rolo compressor de pneus deve ser aplicado repetidamente a fim de produzir uma superfície com uma liga bem forte (consolidação).
- A superfície tratada deverá ser mantida úmida por quatro dias utilizando uma leve pulverização com água na superfície da rodovia ou estrada.
Testes
- Uma vez que a estrada tenha secado de modo que não haja nenhum material escorregadio na superfície, então estará aberto para acesso ao trânsito. Qualquer deformidade deverá ser corrigida com a motoniveladora antes do material secar completamente.
Conformação
Capa asfáltica
- Após a cura da base, pode-se avançar com o revestimento do pavimento, sendo que a base em Roadbond aceita qualquer tipo de capa asfáltica, incluindo tratamentos, micropavimentos, PMF, Binder e CBUQ conforme exigências de tráfego e projeto rodoviário.